Реклами
Vamos falar sobre um mineral de extrema importância para nosso organismo e o de todos os seres vivos, o magnésio. Iremos elucidar de forma objetiva, a melhor forma de se fazer uma boa suplementação para manter o organismo com bons níveis do mesmo.
Existem muitas dúvidas sobre qual forma do magnésio utilizar para determinados casos, uma vez que este mineral e encontrado em variadas formas e associações, que podem trazer melhores benefícios dependendo de qual o objetivo da suplementação.
Sabe-se que este, é um mineral que este presente em grande quantidade no nosso organismo, participando de mais de trezentas reações químicas importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.
Реклами
Ele participa a nível celular, da formação do ATP, que é como se fosse a moeda energética produzida pelas mitocôndrias dentro das células. Então a carência do magnésio traz fadiga e pouca disposição, pois ficamos com baixos índices de energia.
A suplementação com o mineral, auxilia também na fixação do cálcio pelos ossos, tratando e prevenindo assim a osteoporose. Então, não adianta consumir alimentos ricos em cálcio, se houver carência do magnésio, pois sendo assim, o cálcio não será absorvido e fixado nos locais onde ele é necessário de fato. Este fato também está ligado ao controle da pressão arterial, pois evita o acumulo de placas nos vasos sanguíneos.
Existem estudos, como o coordenado pelos cientistas Emily K. Tarleton e Benjamin Littenbergque, que demonstram a eficácia do magnésio para tratamentos de casos de depressão. O estudo demonstra que a depressão tem maior ocorrência em indivíduos com baixos índices de magnésio no organismo.
Os estudos também demonstram que sua suplementação, auxilia na função cognitiva e é fundamental no tratamento da ansiedade, Alzheimer, do mal de Parkinson, síndrome do pânico, entre outras.
No Brasil, devido a questões geológicas não temos água magnesiana, o que faz com que nossos alimentos e nosso solo também sejam pobres em magnésio, o que nos faz ter uma alimentação pobre deste mineral tão importante para nosso corpo. Existe um exame específico para se analisar corretamente o magnésio presente no organismo.
O magnésio pode ser obtido através de fontes alimentares como cereais integrais, vegetais de folhas verdes, tubérculos como a batata branca, entretanto, devido a pouca quantidade encontrada nos alimentos, e necessária uma suplementação do mineral.
Реклами
Encontramos magnésio dos tipos:
A seguir vamos falar de alguns dos tipos mais encontrados no mercado para suplementação.
Este talvez seja o mais comum dos tipos encontrados, e com um preço bem acessível. Ele é encontrado em pó, e usualmente em saches de 33g que podem ser misturados em 1 litro e meio de água e consumido em pequenas porções diariamente. Deve ser conservado em vasilhame de vidro, e mantido refrigerado.
Uma desvantagem e que o cloreto de magnésio tem uma baixa absorção pelo organismo, e em algumas pessoas traz certo desconforto intestinal. Tem sabor amargo, e não muito agradável. Para casos que queira se tratar problemas tipo osteoporose, hipertensão e doenças cognitivas, este formato não é ideal devido sua baixa absorção.
O magnésio dimalato e ideal para quem está buscando mais energia. Ele é formado por uma molécula de magnésio com duas moléculas e ácido málico, ou seja, dimalato. Ele tem melhor absorção pelo organismo, apesar de ter um preço mais elevado que o o cloreto de magnésio.
Outra vantagem é que neste formato, se tem os benefícios do ácido málico, que participa do ciclo de Krebs, que é a geração de energia com a oxidação neste caso, do aminoácido, para gerar mais energia.
Este tipo de magnésio é o mais adequado para quem tem problemas cognitivos. Ideal para tratamento de depressão, síndrome do pânico, depressão, ansiedade etc. também traz grandes benefícios para quem está estudando para alguma prova ou concurso.
Uma grande vantagem, e que o magnésio treonato consegue chegar melhor ao nosso cérebro, melhorando assim as nossas sinapses. A suplementação com esse tipo de magnésio, vai auxiliar no sono, na clareza mental e cognição em geral. Apesar dos vários benefícios, seu valor é um pouco elevado.
Este foi o nosso artigo falando um pouco sobre o magnésio e os seus benefícios. Se quiserem saber mais sobre saúde, visite nossa aba Съвети. Abraço a todos.