Нисък тестостерон? Открийте причините

Реклами

A testosterona é um hormônio muito importante para homens, assim como para mulheres. Ela tem grande importância na parte da fertilidade, controle dos níveis de gordura, formação da massa muscular e dos glóbulos vermelhos no sangue. Portanto é vital manter os níveis de testosterona sempre controlados.

A Testosterona baixa no organismo, pode trazer várias consequências para o indivíduo. Percebe-se o acumulo de gordura corporal, dificuldade pra se constituir massa muscular, insônia e irritabilidade, falta de libido, diminuição da potência sexual, entre outros.

Se os homens estiverem sofrendo de algum, ou de vários destes sintomas, se faz necessário fazer um exame pra detectar os níveis de testosterona no seu organismo, e caso esteja abaixo do desejado, buscar as soluções necessárias. Selecionamos então 4 fatores que reduzem a testosterona.

Реклами

Fitoestrógenos: Substancias que ingerimos e a testosterona baixa

Os fitoestrogenos, são substancias parecidas com o hormônio feminino chamado estrogênio. Este hormônio também e necessário para saúde do homem. Ele ajuda na libido, na proteção do coração e na estrutura dos ossos.

A questão e que quando se consome os fitoestrogenos, que são encontrados em alguns alimentos, estes desequilibram os níveis naturais da testosterona no organismo, podendo levar inclusive a infertilidade. Um alimento que contem grande quantidade de fitoestrógeno é a soja.

Outra questão importante de se tratar, e que o plástico quando aquecido, libera toxinas que também são fitoestrógenos. Então é preciso tomar cuidado com aquecimento de recipientes plásticos no microondas, pois isso pode estar roubando sua testosterona.

Estresse: um estado que aumenta a queda nos níveis de testosterona

Outro fator que faz a testosterona decair consideravelmente é o estresse. Quando entramos em níveis de estresse, o corpo aumenta o cortisol, e este faz com que o organismo entre em estado de alerta, e direciona os hormônios para as partes de sobrevivência. Então em níveis de estresse, a testosterona irá diminuir.

Falta de sono reduz a produção de testosterona

Durante o sono que a maior parte da testosterona e produzida. Por volta de 4 a 5 horas da manhã, temos um pico muito grande de testosterona. Portanto e de grande importância que se durma bem para manter os níveis de testosterona saudáveis.

Essa falta de sono então e decaimento da testosterona, faz com que aumente os níveis de estresse, ansiedade, pouca energia. Virando uma reação em cadeia.

Реклами

Baixo consumo de gordura causa pouca produção de testosterona

Pessoas com baixo consumo de gorduras tendem a ter níveis mais baixos de testosterona. Observou-se que que homens que faziam consumo de boas gorduras, como as saturadas, o óleo de coco, azeite de oliva, abacate etc aumentavam consideravelmente seus níveis de testosterona.

De toda forma, homens que tem excesso de gordura, tendem a ter menos testosterona, pois ocorre o processo de aromatase, que converte a testosterona em estradiol. O álcool também faz o mesmo efeito.

Como aumentar os níveis de testosterona?

Este foi o nosso artigo falando um pouco sobre os fatores que podem fazer com que sejam reduzidos os níveis de testosterona no organismo, e como se pode controlar os mesmos fazendo o uso de alimentos e suplementação correta e utilizando alguns hábitos saudáveis.

Se quiser ler mais artigos sobre saúde, busque na nossa categoria Dicas. Abraço a todos