Reklámok
Você que está pensando em produzir a sua própria energia é importante conhecer os componentes do sistema fotovoltaico. Por isso nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre o equipamento indispensável, o inversor solar.
Podemos dizer que enquanto o painel é o coração do sistema fotovoltaico, o inversor é o cérebro e é responsável por fazer a conversão da corrente contínua produzida pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada.
Além disso, nos sistemas ongrid que são os conectados à rede, os inversores solares sincronizam a produção de energia com a rede elétrica da concessionária, pois é necessário que essa energia gerada, entre na mesma frequência da rede.
Reklámok
Existem três tipos de inversores solares disponíveis no mercado sendo que cada um deles atende a objetivos distintos. O modelo ongrid, é o mais comum e é aquele que se conecta à rede elétrica. É usado na ligação de um sistema fotovoltaico que não têm baterias.
Já o inversor off grid é o contrário do anterior, ele é desconectado da rede. O inversor off grid tem um sistema independente da rede pública de distribuição de energia. É ideal para a produção de energia em localidades isoladas, onde não há rede elétrica.
Por fim, o microinversor foi criado para funcionar em um único módulo fotovoltaico. O intuito dele é estabilizar a energia elétrica de cada um dos componentes para que eles funcionem de forma independente em locais ou comandos específicos que necessitam de eletricidade.
A eficiência de qualquer modelo de inversor, é mensurado em porcentagem, indicando o quanto eficiente ele é em converter energia de corrente contínua para corrente alternada.
A eficiência de inversores solar para sistemas conectados à rede varia, sendo que 94 por cento é eficiência mínima aceitável pela norma brasileira, e quanto mais alta for a eficiência do inversor solar, melhor será o seu desempenho.
Além disso, os investidores também precisam seguir alguns padrões de qualidade. Para ser classificado como seguro, o inversor solar precisa seguir as referências da NBR IEC 60529. Ela estabelece os graus de proteção do revestimento das peças elétricas do equipamento e seus níveis de segurança.
Reklámok
O inversor solar, deve ser abrigado do sol, do calor e da água da chuva, e geralmente é instalado próximo ao quadro de distribuição. Para mini usinas de geração, pode ser construída uma sala destinada apenas aos inversores.
O inversor já vem incluído como parte do kit fotovoltaico quando você adquire o sistema de energia solar. Para você escolher o modelo mais adequado é preciso conhecer o potencial de geração e as suas necessidades específicas.
Pra isso você não pode deixar de procurar uma empresa especialista ou um consultor da área, que pode estabelecer corretamente qual é o inversor solar mais adequado para o seu sistema fotovoltaico.
Espero que tenham gostado das informações contidas aqui. Se quiserem ver outras informações, procure na nossa aba Tippek.
Abraço a todos.