Carregando...

Ômega 3 - Descubras os Benefícios deste Ácido Graxo

Reklámok

Muito tem se comentado sobre um ácido graxo de grande importância para nosso organismo, o Ômega 3. Pesquisas controversas de defensores do seu uso e outras que dizem que ele não é tão eficiente quanto se pensava. Vamos procurar elucidar essa discussão.

Tudo começou com um doutor dinamarquês, observou que na Groenlândia, a maior ilha do mundo, apenas 5,3% das pessoas morriam de doenças cardíacas, enquanto nos Estados Unidos essa porcentagem era de 40%.

Baseado nessa estatística, o doutor iniciou um estudo de 12 anos, observando o estilo de vida, a alimentação do povo nativo da ilha. Então foi observado que a dieta dos esquimós era rica em peixes e focas de águas geladas.

Após essas observações laboratoriais e clinicas o médico relatou que os esquimós ingeriam cerca de 14g de ômega 3 diariamente. Contatou também que lá não havia, ou era raro, doenças cardiovasculares, câncer, AVC entre outras.

Reklámok

Ômega 3 (Imagem do Google)

As divergências cientificas sobre a eficiência do Ômega 3

Existem vários artigos sobre ômega 3 publicados no Pubmed, uma plataforma médica de pesquisa científica. No Google Acadêmico também existem mais de 180 mil citações cientificas, defendendo o óleo de peixe para fins terapêuticos.

No entanto, um estudo recente, feito pela Universidade de Oxford na Inglaterra publicado em um jornal de alta credibilidade na medicina, tem causado barulho na mídia.

O estudo foi realizado em 15.480 indivíduos diabéticos sem doença cardiovascular e com mais de 40 anos de idade, por 7,4 anos. Ao primeiro grupo foi dado a quantidade de 1g de azeite de oliva, teoricamente usado como placebo, apesar de se saber das ações antioxidantes do mesmo.

O segundo grupo recebeu a dose de 1 grama de Ômega 3. Essa dose não tem eficiência nos males relacionados a carência do óleo. Mas notou-se uma pequena diferença apenas nos benefícios obtidos pelas pessoas tratadas com ômega 3. Constatou-se que mortes vasculares foram bem menores em pessoas tratadas com o ômega 3, do que as que usaram o azeite de oliva.

Com se obter o Ômega 3?

Uma questão importante é que o óleo de peixe oxida com grande facilidade. Existe também grande número de falsificações do ômega 3 no mercado. Este óleo é difícil de ser obtido e estocado. O ômega 3 autêntico não pode ser congelado, pois ele é justamente quem protege os peixes de água gelada para que não congelem.

Pessoas acreditam que podem retirar o ômega 3 dos peixes, mas a verdade é que este óleo é obtido somente em peixes que vivem na natureza em águas frias e se alimentam de plâncton. Portanto peixes criados em cativeiro não tem pouco ou nenhum ômega 3.

O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias, enquanto o ômega 6 é inflamatório. Hoje nossa alimentação esta numa proporção de 1 dose de ômega-3 para 30 de ômega-6, o que causa uma reação inflamatória no organismo. Nossa alimentação atual está rica em ômega 6 e muito carente de ômega 3, uma vez que é bem difícil de ser encontrado na alimentação diária.

Reklámok

Uma solução então seria fazer a suplementação com o ômega-3, para que possamos ser beneficiados das suas qualidades terapêuticas.

Vejamos os tipos de Ômega 3

Os lipídios principalmente os ácidos graxos são muito importantes para nosso organismo, e estão presente na membrana de todas as células. Uma questão importante e que apesar da importância deste ácido graxo, nosso organismo não é capaz de produzir, e precisamos consumir de fonte externa.

A família do ômega-3 possui 3 tipos. O primeiro tipo é o EPA. Ele terá uma ação anti-inflamatória. Importante para saúde cardíaca e circulatória, reduzindo risco de trombose, artrite, lúpus e Avc.

O segundo ácido graxo da família do ômega-3 é o DHA. Este é importante principalmente para o cérebro, cognição, formação fetal. Ele também tem parte importante na formação da retina.

O terceiro componente dessa família é o ALA, que é obtido a partir de fontes vegetais como a Chia, linhaça etc, que após ser ingeridos, são convertidos em EPA e DHA, porém em pequenas quantidades.

Quais os benefícios do Ômega 3

O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório, mas podemos observar diversos outros benefícios da sua suplementação para o nosso organismo.

Existem diversos estudos que apontam que o DHA traz uma grande melhora nas funções cognitivas, inclusive no tratamento e reversão de Azheimer. E também, seu uso protege nossas artérias e nosso coração, e contribui para a melhoria das funções cognitivas. Outras questões importantes de citar são:

A dosagem para se obter melhores benefícios do ômega-3 seria de 1,6g diariamente, sendo 2 partes de EPA para 2 de DHA podendo ser ingerido antes das refeições.

Este foi o nosso artigo pra você entender um pouco sobre este ácido graxo realmente muito importante para nossa saúde e que vem sendo muito discutido internacionalmente. Espero que tenham gostado e se quiserem mais dicas de saúde busquem nossa categoria Tippek. Abraço a todos.