Reklamy
Hoje irei contar como foi minha experiência da construção e como fazer um lago ornamental em casa. Sempre achei muito bonito e tinha a maior vontade de fazer um mini lago na minha casa, e não via a hora que faria isso.
Então como estava num processo de reforma na minha casa, decidi que este seria o momento de iniciar este tão esperado sonho. Iniciei então, diversas pesquisas, sobre que materiais usar, como seria a execução, quais espécies melhor se adaptariam.
Após tudo definido e já entendido, dei inicio á construção do lago. Optei por fazer em um canto onde não pegaria sol o dia inteiro, ficaria mais fácil para alocar o sistema de filtragem etc.
Reklamy
O processo começou com a marcação do local, e como seria o formato e as dimensões do lago. Então fizemos uma perfuração no solo de aproximadamente 1m de profundidade por 1,60 de comprimento e 1m de largura.
Após essa perfuração, iniciamos a fase de impermeabilização. Muitas pessoas usam manta geomembrana para essa impermeabilização. Eu optei por fazer uma impermeabilização utilizando uma argamassa com aditivos.
Utilizei também uma tela, antes de aplicar a impermeabilização, para que no processo de cura e dilatação da argamassa, não ocorressem rachaduras e fatalmente infiltrações e perda da água do lago.
Para que fizesse um ambiente mais natural, utilizei pedras e seixos de rio empilhadas para fazer as paredes laterais do lago. Não deu muito certo, as pedras acabavam desmoronando após uma certa altura de empilhamento. Resolvi então colar as pedras com argamassa.
No fundo do lago, utilizei areia de rio, para dar um aspecto mais leve. Usei também no fundo, pedras maiores para fazer toca para os peixes esconderem e não ficarem muito estressados quando tivesse mais movimento de pessoas.
Ao redor do lago, plantei bromélias, samambaias e algumas outras espécies para dar uma boa ambientação no local, e ajudar no sombreamento e conforto dos peixes.
Reklamy
As espécies de peixes que coloquei foram carpas, kinguios e cascudos, que iriam auxiliar na limpeza do fundo do lago.
Para sistema de filtragem, após varias pesquisas, optei por usar um filtro do tipo barril, com as mídias filtrantes sobrepostas. Vou explicar agora como funciona cada mídia filtrante e como e feito o processo. Estes são os tipos de filtragem:
A água do lago precisa ser o tempo todo circulada e filtrada. Para isso deve-se utilizar de uma bomba submersa.
Uma coisa importante é que se escolha uma bomba que filtre pelo menos 2 vezes por hora toda água do lago. Como meu lago tem 1000l, optei por uma bomba de 2500l/h, que seria mais que suficiente para filtragem.
E necessário também uma estrutura que auxilie na oxigenação do lago. Como meu filtro ficaria mais no alto, eu utilizei a sai de água do filtro para retorno ao lago, para fazer uma cascata, que daria um visual legal e ajudaria na oxigenação da água.
Deixei algumas fotos no decorrer do artigo, com a etapa do lago já construído, finalizado e agora já com 3 anos pronto, os peixes já estão inclusive se reproduzindo, o que indica condições ideais e saudáveis para a vida dos bichinhos.
Se você gosta de assuntos assim, acompanhe nosso site e busque na categoria Tipy. Abraço a todos e fiquem bem.