Φόρτωση...

Πλατφόρμα BIM - Μάθετε τι σημαίνει για τη Μηχανική

Διαφημίσεις

Atualmente com o desenvolvimento tecnológico e na linguagem da informação, faz-se necessário a integração de várias utilidades em uma só linguagem. Na engenharia não foi diferente, havia necessidade de comunicação entre as plataformas. foi ai que surgiu a plataforma BIM.

Portanto, apesar do desenvolvimento tecnológico advindo da engenharia, dessa vez foi necessário que os sistemas agissem em prol da engenharia. A necessidade de agilidade, economia e principalmente unidade na comunicação, ajudaram para que fossem criadas e aperfeiçoadas as plataformas BIM

Existem diversos desenvolvedores de softwares utilizando a plataforma BIM, e como não é possível apresentar todas as ferramentas, neste artigo vamos apresentar um exemplo de ferramenta de modelagem de arquitetura muito utilizada atualmente.

Mas afinal, o que é a plataforma BIM? 

BIM, Building Information Modeling-Modelagem de Informações da Construção. Com a utilização destes softwares, é possível criar digitalmente um modelo virtual preciso, oferecendo informações gerais para acompanhamento e gerenciamento da obra.

Διαφημίσεις

As ferramentas BIM, vem cada vez mais trazendo novos adeptos, podendo facilitar e agilizar muito o processo de desenvolvimento de projetos, porém ainda se utiliza em grande escala, as plataformas CAD onde a mais comum delas é o Autocad, da empresa Autodesk.

Os softwares BIM, vem sendo amplamente usadas na engenharia, bem como na arquitetura uma vez que facilita a comunicação entre as várias plataformas, sendo ferramentas de análise estrutural, arquitetura, instalações entre outras possibilidades.

BIM x CAD

A grande diferença entre as plataformas BIM e CAD, e que nas plataformas CAD, os elementos são representados simplesmente por linhas, já na plataforma BIM, são criados os elementos de fatos, com suas cotas, propriedades e materiais específicos.

Pode-se por exemplo, alterar as camadas de uma parede, desde o núcleo até outros substratos como chapisco, reboco, pintura, e outras camadas de revestimento. Há diversos outros campos e parâmetros que podem ser preenchidos.

 Com todas essas informações, o programa gerará o que na minha concepção é uma das coisas mais importantes que é gerar informações, quantitativas e qualitativas, demonstrando de forma detalhada todos os elementos e métodos construtivos.

Os principais softwares utilizados atualmente com plataforma BIM são

Vamos apresentar como ferramenta de modelagem BIM, o software Revit da Autodesk, que permite a modelagem de arquitetura, estrutura, instalações.

Vamos falar um pouco sobre o Revit

O Revit, é um software para criação de modelos construtivos digitais. É um programa para concepção de projetos arquitetônicos, estruturais, instalações elétricas, hidráulicas etc, e trabalha com a metodologia BIM multidisciplinar e colaborativa forçando os integrantes a trabalharem com mais integração, abrindo portas para o trabalho paralelo.

Διαφημίσεις

Para facilitar a modelagem podemos usar como referência, um desenho do Autocad inserido no Revit. Com o desenho do Autocad inserido como um vínculo, temos a facilidade de pegar como referência os pontos finais das linhas do Autocad.

Entretanto, você não precisa inserir um desenho para modelar com o Revit. Você pode modelar diretamente as paredes, uma vez que se tenha conhecimento das dimensões. Com as paredes modeladas podemos inserir as portas que vão criar uma abertura nas paredes ao ser inseridas.

A biblioteca do Revit

No Revit, temos os grupos divididos em famílias.  As portas fazem parte de uma família, e você poderá criar novos tipos com diversas dimensões. Ao inserir a porta, podemos colocar com precisão, podendo inclusive alterar o lado de abertura. Temos ainda a vantagem de uma vista 3d, que permite visualização dinâmica.

Dando seguimento ao desenvolvimento do projeto, inserimos as janelas pelo mesmo processo escolhemos a família e clicamos na parede onde será posicionada a janela. Na inserção das janelas, é importante ajustar a altura do peitoril, selecionar modelos e editar as propriedades.

Podemos inserir também, guarda corpo, platibandas, e vários elementos de arquitetura. No caso de modelagem de prédios, após a criação de um apartamento, ele pode ser espelhado para completar o pavimento, e com o pavimento modelado podemos criar cópias para os outros pavimentos, e podemos ver todo o projeto em uma modelagem 3d.

Modelagem estrutural no Revit

No Revit, e possível também fazer uma modelagem estrutural onde a partir de uma estrutura de vigas pilares e lajes já modelados, podemos inserir a armadura nos pilares, nas vigas, nas lajes, nos elementos de fundações e contenções, etc.

 Para modelar um pilar podemos inserir a armadura começando pelas barras longitudinais, selecionando os tipos e em seguida configuramos os estribos, selecionando a barra, tipos e o espaçamento. O Revit gera a armadura do pilar em 3d. Para gerar uma viga o procedimento é semelhante.

Para uma melhor visualização, podemos configurar o modelo e gerar uma visualização realista. Desta forma, criamos um modelo estrutural para ser utilizado para cálculo e análise, utilizando outras plataformas BIM de análise estrutural.

Conhecemos então, os principais softwares BIM utilizados para criação de modelagem 3d de arquitetura, e podemos ver a gama de possibilidades que temos nessas plataformas, e algumas funcionalidades do Revit, da Autodesk.

Espero que tenham gostado, e se quiser saber mais acesse nossa aba Συμβουλές.