Advertenties
A vitamina D3 vem sendo muito comentada nos últimos tempos. Sabe-se que essa vitamina tem grande papel na melhora da nossa imunidade a infecções, principalmente as infecções do trato respiratório. Em tempo de Cvd-19, isso é de grande interesse da população em geral.
É de grande importância que seja verificado através de exames, qual a sua taxa atual de vitamina D3, para avaliar se sera necessário fazer uma suplementação com a vitamina para regular e manter os níveis ideais.
Outra questão de grande importância, é que se descobriu que a vitamina D3 tem papel fundamental na absorção do açúcar, e pode ter grandes vantagens quando utilizada por indivíduos com diabetes tipo 2, e pré diabéticos.
Advertenties
De acordo com alguns pesquisadores, 80% da população tem baixos níveis de vitamina D no seu organismo. E pessoas com diabetes ou pre-diabéticos, na maioria das vezes apresenta níveis de carência de D3 realmente preocupantes.
O que ainda não se sabe é se a diabetes faz baixar os níveis de D3, ou se carência da vitamina é que cria uma condição ideal para a alteração dos níveis de açúcar no organismo do indivíduo.
Pessoas com obesidade e sobrepeso possuem também carência de vitamina D3 no seu organismo. a sua carência esta relacionada ainda a vários problemas de saúde, e vamos citar alguns.
A vitamina D3 é uma vitamina produzida pelo nosso corpo através da exposição aos raios solares e radiação UVB e com a ajuda do colesterol. Então é de grande importância que se tenha uma exposição ao sol nos horários adequados.
O uso desenfreado de protetor solar, faz com que o corpo não consiga absorver os raios solares UVB, fazendo com que não consigamos produzir a vitamina D3. O horário ideal para exposição ao sol e se obter mais ganho, seria entra as 11:00hrs e 14:00hrs, pois é o horário que tem mais incidência de UVB. Vinte minutos diários já são o suficiente.
Para se avaliar os níveis de vitamina D, utiliza se exame de sangue, e níveis abaixo de 20 nano-gramas por ml de sangue, estão abaixo dos ideais, mas o nível que é mais significativo para o corpo, seria acima de 40 nano-gramas por ml de sangue.
Advertenties
Pesquisas demonstraram que pessoas que tem níveis entre 40 e 50 nano-gramas, tem chances até 48% menores de desenvolver diabetes do tipo 2. Portanto, se a sua absorção pelo sol não for suficiente, é necessário que se utilize de suplementação da vitamina.
Um estudo publicado pelo Jornal Europeu de endocrinologia, demonstrou que a utilização de suplementação diária de vitamina D, tem uma grande melhora na sensibilidade a insulina.
No estudo, foram selecionados 96 indivíduos com diabetes tipo 2. Metade do grupo receberam 2Ui (unidades internacionais) de vitamina d, e outra metade não. Observou-se que em um período de 6 meses, ocorreu nos indivíduos que tiveram suplementação com a vitamina, tiveram uma melhora significativa da sensibilidade a insulina, assim como melhora nas células beta.
É importante observar os níveis de vitamina D através de exames, para poder definir a dosagem corretamente. Se os níveis estiverem próximos de 40 nano-gramas por ml, uma suplementação diária de 2000Ui e mais um pouco de exposição ao sol, já serão suficientes para equilibrar os níveis de D3.
Caso seus níveis estejam abaixo de 20ng/ml, o ideal será o uso de doses altas de pelo menos 15 mil Ui diariamente. Essa dose deve ser ajustada ate que seus níveis estejam equilibrados.
Outra coisa importante que a suplementação da vitamina D, seja associada ao magnésio e vitamina k2. Estes suplementos irão transportar e levar o cálcio aos locais que realmente ele é necessário.
Existem vários tipos de magnésio, e se você quiser saber qual o ideal para você, leia este artigo na nossa página. Para você que quer mais dicas de saúde, busque na nossa categoria Dicas e se informe. Abraço a todos e fiquem bem.