Ładowanie...

Programas de Pontos - Saiba como Funciona esse Benefício

Reklamy

O Brasil está entre os países da América Latina que mais utilizam o cartão de crédito. Ele é um ótimo aliado para quem consegue controlar os gastos e praticamente não utiliza dinheiro vivo quando sai de casa. E agora o que seu uso pode ter vantagens nos programas de pontos.

Se você não for uma pessoa controlada corre o risco de se assustar com a fatura no final do mês, afinal não vemos o dinheiro indo embora enquanto utilizamos a função de crédito.

Felizmente, existem pessoas que já aprenderam a lidar com as pegadinhas do cartão de crédito. Hoje elas se beneficiam muito mais do que têm prejuízos com ele, e é para essas pessoas que existem os programas de pontos.

programa de pontos
programa de pontos (imagem Google)

O que são programas de pontos?

O programa de pontos é um serviço oferecido pela operadora do cartão ou bancos, entre elas, American Express, Citibank, Credicard, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa e outros, para clientes que possuem certa frequência de compra.

Este tipo de serviço serve para fidelizar o cliente, mantê-lo como um cliente que sempre usará aquele cartão pois confia e tem benefícios com ele. Quanto maior a utilização do cartão daquela operadora específica, mais recompensas o cliente terá.

Para aproveitar seus benefícios ao máximo e não perder dinheiro, listamos a seguir cinco programas de pontos para você escolher e trocar por produtos, serviços, descontos ou até milhas.

Benefícios dos programas de pontos

A lógica dos programas de pontos é simples, mas muitas pessoas perdem seus benefícios por falta de informação ou preguiça de se inscrever nos programas.

Reklamy

O primeiro passo é saber qual o programa de ponto atrelado ao seu cartão e realizar um cadastro para utilizá-lo. Ao realizar compras com seu cartão de crédito são gerados pontos e quando se alcança determinada pontuação é possível trocá-los por um produto.

Os produtos mais comuns são os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como liquidificador, batedeira, ventilador, forno elétrico e etc. Roupas e calçados também entram na lista. Tudo depende da loja parceira.

Existe a possibilidade de abater seus pontos em forma de descontomesmo que você não tenha a pontuação total exigida daquele produto.

Por exemplo, o produto que você deseja ‘custa’ 30.000 pontos, mas você só possui 15.000, dependendo do programa de pontos é possível gerar um desconto com os pontos que possui, isso pode ser para um produto, ou serviço, como restaurantes e cinemas.

Por último, entram as milhas. Muitas operadoras de cartão e bancos possuem parcerias com companhias aéreas, e isso torna possível você trocar seus pontos acumulados por uma passagem.

Todos esses benefícios te garantem uma boa economia ao longo dos meses, já que tudo que foi necessário fazer foi utilizar seu cartão de crédito normalmente.

Quais são os programas de pontos?

Não é difícil encontrar um programa de pontos independente do seu cartão de crédito atual, basta verificar a operadora, banco ou bandeira do cartão.

●    Mastercard Surpreenda

Se você possui qualquer cartão da bandeira, sendo ele débito, crédito ou pré-pago, já pode se cadastrar no programa Mastercard Surpreenda. O programa tem parcerias com lojas como Vivara, Swarovski, Outback, Pizza Hut, Localiza entre outros.

●    IUPP

O itaucard que possuía o programa Sempre Presente migrou recentemente para o IUPP. O programa possui uma longa lista com produtos de beleza, itens para casa, eletrônicos, vinhos e mais para troca de pontos. As parceria com lojas como Natura, Drogaria São Paulo e Unidas garantem descontos no valor final das suas compras.

●    Dotz

O Dotz é um dos programas de pontos mais populares, principalmente para quem gosta de viajar pois com ele é possível trocar milhas. Não é necessário ter um cartão de crédito específico de algum banco. Portanto, após cadastrado você pode ganhar pontos nas compras em lojas como Americanas, Amazon e Netshoes e trocá-los por diversos produtos.

●    NuBank Rewards

Se você optou por um cartão menos tradicional, e escolheu o roxinho da Nubank também é possível aproveitar os pontos das compras no cartão.

Cada 1 real gasto no Nubank Rewards equivale a 1 ponto e eles não expiram. Eles também possuem parceria com o Smiles, outro programa de milhas, então se você utiliza bastante também é possível economizar na sua passagem de avião.

Para acessar outros conteúdos que podem te ajudar a economizar, visite a área de Economia e Finanças do site.

Uma dica é sempre pesquisar os produtos que você deseja fora dos sites de trocas para ver o valor real e se você está realmente saindo com vantagem em relação aos descontos. Quer mais Dicas? Acesse nossa aba aqui.