Carregando...

Cortisol - Descubra a importância desse hormônio para o Organismo?

Объявления

O cortisol é um hormônio extremamente importante para o funcionamento do corpo e manutenção da vida. Ele é secretado pela glândula adrenal após receber estímulos da hipófise que é a glândula que controla as outras glândulas hormonais.

Por ser produzido no córtex da glândula adrenal, ele entra no grupo dos hormônios corticoides. O cortisol então é um glicocorticoide pois ele comanda as taxas de glicose no sangue. É importante entender que manter os níveis de açúcar em níveis normais é de extrema importância.

Se contrapondo a insulina que baixa a glicemia no sangue, os hormônios hiperglicemiantes como o cortisol, são responsáveis pela elevação dos níveis de glicose para níveis ideais e saudáveis. Eles agem quando nosso organismo entra em estresse.

Cortisol (imagem do Google)

Quais os riscos do aumento de cortisol no organismo

O cortisol é de extrema importância, pois é produzido quando nosso corpo precisa de energia, quando se entra num estado de estresse prolongado, essa intensa produção de cortisol no organismo, pode ser prejudicial.

Объявления

Este hormônio age elevando os níveis de glicose no organismo, a insulina age para compensar este excesso de açúcar. Isso pode levar ao ganho de peso, acumulo de gordura visceral, enfraquecimento dos ossos e músculos, hipertensão entre outros malefícios.

Então quando o cortisol está em quantidade muita alta, acaba fazendo uma bagunça metabólica. Ele age diretamente no metabolismo dos carboidratos, mas acaba influenciando no metabolismo das gorduras e proteínas.

Cortisol e seu uso médico

O cortisol é um hormônio que em quantidades maiores, é anti-inflamatório e anti-alérgico. Ele é usado como medicamento para tratamento de doenças alérgicas e inflamatórias.

Modificado quimicamente para ser usado como medicamento, a cortisona tem uso amplo como imunossupressor no tratamento de asma, bronquite entre outras. Medicamentos então como prednisona, dexametasona, beclometasona, entre outros, tem como base a cortisona.

Portanto, o uso prolongado destes imunossupressores acabam desencadeando os mesmos problemas do aumento de cortisol natural no organismo. então é necessário que se use com acompanhamento médico e por tempos curtos.

Maneiras naturais de reduzir o estresse

Existem algumas maneiras de se manter os níveis de cortisol sob controle de forma natural, aliviando o estresse. Vou mostrar algumas formas que funcionam e fazem muito bem.

Quais os problemas da falta deste hormônio?

A falta do cortisol também não é saudável. O individuo pode desenvolver hipoglicemia, dificuldade de ganho de peso, perda de energia, reação intensa a pequenos estresses.

Объявления

A carência de cortisol pode ocorrer pela insuficiência da glândula adrenal. Mas nessa questão é um pouco rara. Entretanto, o uso indiscriminado de medicamentos a base de cortisona por longos períodos, pode fazer com que a glândula adrenal pare de produzir o cortisol naturalmente.

Quando se interrompe abruptamente o uso da cortisona, a glândula adrenal ainda levara um tempo para que retorne à produção natural do hormônio. Essa falta pode realmente trazer grande risco a saúde do indivíduo, podendo inclusive levar a morte.

Outro motivo que pode fazer com que tenhamos carência de cortisol, seria doenças na hipófise, que é a glândula que comando a adrenal. Portanto é necessário que se faça o acompanhamento médico para que se faça o uso de medicamentos à base de cortisona de forma ordenada.

Podemos observar que o cortisol é um hormônio de extrema importância para nossa vida. Através dele conseguimos energia para solucionar problemas, ter reações em situações de perigo, e controlar nossos níveis de açúcar.

É de extrema importância que quando for necessário fazer o uso de medicamentos a base de cortisona, se faça com acompanhamento médico. O uso por longos períodos pode acarretar diversos prejuízos a saúde e a vida.

Este for mais um artigo para vocês ficarem antenados nas dicas de saúde. Se você gosta de artigos desse tipo, e quer se manter sempre saudável, acompanhe nossa categoria Dicas. Abraço a todos.