Reklamlar
Sabe se que a diabetes, e uma doença que por razoes metabólicas ou físicas, o organismo não consegue absorver e queimar as moléculas de glicose, fazendo com as mesmas fiquem no sangue elevando assim os níveis de glicemia no organismo. Mas é possível curar a diabetes tipo 2?
Os níveis de glicose presentes no sangue, criam um ambiente altamente tóxico no organismo, trazendo diversos efeitos ao indivíduo, tais como problemas renais, hipertensão, cegueira, problemas hepáticos, amputação de membros, entre outras.
Existem a diabetes tipo 1, que tem origem genética, e é quando o pâncreas do indivíduo não é capaz de produzir insulina para metabolizar o açúcar ingerido, sendo necessário o uso de insulina injetável, para controlar essa glicose no sangue.
Reklamlar
Já a diabetes do tipo 2, o organismo tem um pâncreas normal, mas devido a um processo de resistência da célula, a insulina produzida não e mais capaz de agir da forma correta, fazendo com que os níveis de açúcar no organismo também se mantenham altos. Vamos falar basicamente sobre os processos na diabete do tipo 2
A insulina, é um hormônio produzido pelo pâncreas, e numa explicação a grosso modo, funciona como uma chave, que abre uma porta nas células, para que o açúcar entre e seja metabolizado, transformado em energia.
Quando se entra num processo de ingestão constante de alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples, o organismo entra num ciclo constante de produção de insulina que funciona da seguinte forma:
Então quando o organismo entra neste ciclo, acaba culminando no desenvolvimento da diabetes do tipo 2, que nada mais é que uma síndrome metabólica, onde o pâncreas consegue produzir o hormônio, mas ele não é capaz de agir efetivamente.
Um estudo publicado em 2002 no New England que é um jornal periódico importante na comunidade médica e científica, que acompanhou pacientes com pré-diabetes, até desenvolver a diabetes tipo 2. Na época, usaram duas abordagens no estudo.
Uma parte dos pacientes tomaria Metiformina que é um medicamento usado para diabetes, e outra parte foi incentivada a fazer atividades físicas e perder peso corporal e medidas, adotando assim uma mudança no estilo de vida.
Reklamlar
O que se observou foi que os benefícios nas pessoas que mudaram o estilo de vida e perderam peso, foram o dobro das pessoas que apenas tomaram a Metiformina, ou seja, o dobro de pessoas conseguiu reverter o quadro de diabetes apenas mudando os hábitos.
Outro estudo de 2017 feito na Inglaterra e na Escócia, onde foram selecionados pacientes hipertensos e diabéticos com pouco tempo de diagnóstico, e suspendeu o uso de medicamentos nestes pacientes. Adotou se uma dieta restritiva, e atividade física. Observou se benefício em todos os pacientes, e os que perderam mais peso, colheram melhores benefícios e suspensão total dos medicamentos.
Então existe uma relação direta da diabetes tipo 2 e o estilo de vida do paciente e é possível sim reverter a diabetes utilizando se de uma boa dieta e atividades físicas moderadas, pois perdendo peso, ganha-se saúde.
Alimentos que tenham baixos níveis de açúcar, são os melhores para se obter resultados na reversão do diabetes tipo 2. É ideal então que se adote dieta com alimentos ricos em gorduras boas, carboidratos fibrosos, proteínas de alto valor biológico.
Existem também os alimentos funcionais como o abacate, o côco e seus derivados.
Observou-se que com a adoção de uma dieta feita a partir destes alimentos, ocorreu a diminuição drástica dos níveis de açúcar no organismo. Alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples, são os vilões do aumento dos índices de glicose no organismo.
Então, nota-se que para se reverter a diabetes tipo 2, se faz necessário uma mudança nos hábitos de vida e alimentares, pois somente assim terá uma vida saudável, normal e um boa longevidade.
Espero que tenham gostado e quem quiser mais dicas sobre saúde, busque nossa aba İpuçları. Abraço a todos.