Anúncios
Tem se discutido exaustivamente em todo o mundo os benefícios do óleo de coco para a saúde. Existem defensores que afirmam que o óleo de coco pode prevenir varias doenças, sendo considerado um alimento funcional, ou seja, um super alimento.
Um alimento funcional é aquele que é rico ou enriquecido de alguns elementos como vitaminas, minerais, culturas bacterianas como os probióticos ômega 3, etc, e que tem além de suas características nutricionais, a capacidade de prevenir doenças.
Todavia, o óleo de coco, ainda é um alimento subutilizado porque falta conhecimento dos profissionais de saúde, dos consumidores e das associações de saúde que não buscam o conhecimento para poder repassar a população. Mas sabe-se que o coco é o terceiro melhor alimente que existe.
Anúncios
Existem várias publicações cientificas que trazem várias informações claras sobre os benefícios do óleo de coco para saúde. No site Amazon.com, podem ser encontrados vários livros tratando do assunto, sendo livros com mais de mil páginas, que clareiam sobre o uso do suposto óleo.
Temos ainda no Google mais de 25 milhões de citações, e mais de 9 mil artigos publicados no mercola.com, que é o maior médico do mundo, e quase 1000 artigos científicos publicados no Pubmed, onde existem vários artigos científicos importantes.
Ainda podemos citar mais de 1300 livros sobre dietas cetogênicas que apoiam o uso do TCM (triglicérides de cadeia média), onde a maioria e proeminente dos do óleo de coco.
Existem várias diferenças entre estes ácidos graxos. Os ácidos graxos de cadeia longa são absorvidos pelo intestino, sendo direcionados ao coração e depois ao fígado onde se ligam ao LDL, sendo levados aos tecidos. O HDL traz de volta e é eliminado através da bile.
Já os TCM, que os ácidos graxos de cadeia media, presentes no óleo de coco, são absorvidos no intestino chegando ao fígado, onde são transformados em energia. Eles não são armazenados como tecido gorduroso, e funcionam como termogênico.
Não precisam do processo de digestão da bile no fígado, e do ácido clorídrico no estômago. Não requer insulina também para ser metabolizado, podendo ser usado em diabéticos e pre-diabéticos.
Anúncios
É sabido, que quase metade do óleo de coco e composto pelo ácido láurico, que após ser transformado em monolaurina, que é um composto antifúngico, antibacteriano, antivirótico, não trazendo nenhum efeito colateral. Tem ações antioxidantes e também anti-inflamatórias.
Outros benefícios ocorrem no cérebro e que através dos corpos cetônicos gerados através do TCM, é que eles ajudam para melhora do funcionamento cerebral, trazendo mais clareza mental.
Ele pode ser usado na culinária, para fritar, cozinhar alimentos. Uma grande vantagem é que ele não satura ao ser aquecido ou exposto a luz. Uma grande vantagem é que ele não aumenta os níveis de colesterol e nem tem gorduras trans, como outros óleos existentes no mercado.
O óleo de coco é facilmente absorvido pelo organismo, diferente de outros óleos utilizados no mercado, que inclusive podem se antinutruientes, que são substancias que não permitem que algumas substâncias importantes sejam absorvidas.
Algo que tem se discutido muito é sobre a correlação das gorduras saturadas com o aumento do colesterol, e isso levou ao incentivo do uso de óleos insaturadas, que são os óleos vegetais, como óleo de soja, óleo canola.
Mas estudos mostram que o aumento do uso de óleos vegetais insaturados, tem aumentado as taxas de colesterol, o que não ocorre com o uso do óleo de coco, mas isso será assunto para uma outra publicação.
Quem quiser saber mais sobre os benefícios do óleo de coco para saúde, e outras dicas para melhorar sua saúde, acesse nossa aba Dicas. Abraço a todos.