Ładowanie...

Pílula da Juventude - Conheça o Antioxidante Pycnogenol

Reklamy

Vamos falar de um composto que tem sido muito comentado para a saúde das artérias e também para se manter jovem e saudável. O flavonoide Pycnogenol, advindo do Pinus Pinaster que é o pinheiro marítimo francês.

O pycnogenol é um antioxidante que possui em sua cadeia um flavonoide que tem uma função muito importante que é manter a saúde dos vasos sanguíneos. Ele age desinflamando as paredes internas das artérias prevenindo assim doenças cardíacas.

Os flavonoides são um grupo de substâncias chamado do supergrupo dos polifenóis que tem grande ação antioxidante, até mais que as vitaminas C e E. Eles têm um papel importante na prevenção de varias doenças, inclusive o câncer.

Pycnogenol (Imagem do Google)

Flavonoide, uma substancia importante como antioxidante

Os flavonoides estão presentes em frutas vermelhas, algumas folhas e alguns alimentos que iremos ver a seguir. A dose recomentada para se ter os benefícios dos flavonoides seria de 150mg a 2g.

Reklamy

Vamos ver alguns alimentos que tem flavonoides em sua composição

Benefícios do uso do pycnogenol

Por ser um potente antioxidante, o pycnogenol e capaz de atuar sobre vários tecidos do nosso corpo. A primeira e mais importante como citado acima é sua função de manter a saúde dos vasos sanguíneos, mas existem vários outros benefícios.

O pycnogenol é capaz de reestabilizar a função dos antioxidantes do corpo, bem como a ação das vitaminas C e E. Então por este motivo podemos dizer que ele é mais potente inclusive que as duas vitaminas citadas acima.

Outra função importante, é que devido a sua função vaso dilatadora, nos homens ele favorece a melhoria da disfunção erétil, ajudando ter ereções mais firmes, e melhora das funções sexuais e reprodutivas.

Outros benefícios importantes do pycnogenol são:

Um estudo de 12 semanas utilizando 30mg do pycnogenol por dia, observou se uma queda nos níveis de açúcar no sangue. Portanto o pycnogenol é um forte aliado no tratamento da diabetes e pré diabetes.

Estudo feito em pessoas com doenças coronarianas, observou se que o uso do pycnogenol por 8 semanas contribuiu para que melhorasse significativamente o fluxo sanguíneo nos vasos comprometidos.

Ele está sendo muito usado no tratamento de melasma e outras doenças que causam manchas de pele.

Reklamy

Outro estudo realizado em 2004 e mulheres que sentiam dores no período mestrual, usando se a dose de 30mg diárias. Foi observada uma melhora neste quadro. Mostrou se também um excelente aliado no tratamento da endometriose em conjunto com o resveratrol.

Tem sido usado em várias fórmulas dermatológicas pois contém uma ação que melhora a elasticidade e o colágeno da pele. Pode ser ingerido e pode ser usado de forma tópica.

Foi observado também, que após 8 semanas fazendo o uso do pinus pinaster, a resistência a radiação solar dobrou, sendo assim um protetor solar muito eficiente.

Alguns efeitos colaterais do pycnogenol

Efeitos leves do uso do Pycnogenol. Sintomas como irritação do estômago, dor de cabeça, enjoo, aftas, tonturas entre outros sintomas leves.

Pessoas com doenças auto imunes devem evitar o consumo do Pycnogenol pois o mesmo vai agir aumentando o sistema imunológico, agravando assim as doenças auto imunes.

Pessoas que irão se submeter a cirurgias, devem evitar o seu uso uma vez que ele reduz a coagulação sanguínea. O medico deve ser alertado do uso do Pycnogenol caso seja necessária uma cirurgia emergencial.

Gestante e mulheres amamentando devem evitar o uso do pycnogenol pois ainda não há dados suficientes para o seu uso seguro.

Tem se falado que o pycnogenol é a famosa pílula da juventude, principalmente pela sua ação antioxidante que além de manter a saúde da pele, mantem a saúde de várias partes do organismo.

De qualquer forma, é extremamente importante que se faça o uso consciente e com acompanhamento médico. Este foi o nosso artigo de hoje. Se você gosta de dicas de saúde, acompanhe nossa categoria dicas. Abraço a todos.