Criptomoedas - Saiba como Investir

Reklamy

Com a democratização da tecnologia, seja ela digital ou não, criam-se novas formas de investir. Elas acompanham as atualizações dos mercados e se adaptam aos padrões de vida das pessoas. Iremos entender o funcionamento e como investir em criptomoedas.

Um exemplo de democratização digital e de como o mercado se adapta a ela é o QR Code. Empresas de máquinas de cartão de crédito e pequenos comércios de alimentos são alguns dos negócios que se adaptaram ao QR Code. Ele foi promovido com uma forma mais rápida de acessar ou pagar determinado conteúdo.

Como bem se sabe, o bitcoin é a moeda de ouro do novo milênio. Criada há mais de 10 anos, ainda é considerada novidade e ganha cada vez mais adeptos, valendo um número exorbitante na moeda brasileira.

Reklamy

A caracterização de uma moeda, a função principal por trás da criação do bitcoin, sua produção e segurança você pode conferir neste artigo do site, que explora por qual motivo a moeda é tão valorizada no mercado atual.

O Bitcoin no mercado

Não é difícil ser seduzido pelos altos valores do bitcoin que circulam pelo mercado de investimentos, porém, para investir em cripto ativos é necessário acompanhar seu sobe e desce contínuo.

O bitcoin é a mais popular, mais valiosa e mais volátil moeda do mercado das criptomoedas. Notícias da área de finanças por menores que sejam, podem afetar seu preço.

Elon Musk, CEO bilionário da Tesla e SpaceX, por exemplo, já interferiu indiretamente no preço do bitcoin mais de uma vez. Tanto fez a moeda cair quanto ser valorizada, apenas comentando suas intenções sobre ela.

Sendo assim, sabemos que bitcoin é a moeda mais conhecida, mas é necessário ter em mente que não é a única criptomoeda. Ela foi o pontapé inicial para todo um mercado baseado em dinheiro virtual se desenvolver.

Quais são as criptomoedas?

As criptomoedas, assim como o bitcoin são totalmente digitais e não pertencem a nenhum governo, como o real, dólar ou euro. Portanto, não precisam de nenhum intermediário no processo de compra e venda.

Reklamy

É extremamente difícil dizer o número exato de criptomoedas existentes, já que, embora a mineração de criptomoedas seja um processo limitado e que exige grande capacidade de processamento computacional, na teoria qualquer pessoa pode criar uma criptomoeda.

Novas moedas podem ser criadas, e nem sempre serão acompanhadas de perto, existe um palpite que existam entre seis e dez mil criptomoedas diferentes em circulação na internet e continuam aumentando.

Entre elas as 10 mais populares são o Bitcoin, Bitcoin Cash, que é uma nova versão do bitcoin original, Ethereum, Tether, Binance Coin, Cardano, XRP, Polkadot, USD Coin e Uniswap.

O site br.investing.com possui uma lista com mais de cinco mil e setecentas (5.700) criptomoedas registradas, onde é possível acompanhar o seu preço, capitalização e variação nas últimas horas conforme oferta e demanda.

Como Investir em Criptomoedas?

As criptomoedas, ou cripto ativos não são uma boa escolha para investidores iniciantes, se você não conhece nada de investimentos não é recomendável. A menos que você não veja problema em correr riscos em relação ao valor investido, já que o rendimento também pode ser alto.

Por possuírem altos valores e serem facilmente afetadas pelo mundo dos negócios, elas sobem muito, mas também têm grandes e assustadoras quedas.

Existe mais de como investir em criptomoedas no Brasil, que vão desde comprar frações de uma moeda virtual, negociá-las diretamente em uma corretora especializada neste tipo de ativo, aceitar as moedas digitais como pagamento em algum negócio até minerar.

As duas formas mais fáceis e populares para compra de criptomoedas são as exchanges e os fundos de investimentos. Como algumas criptomoedas custam um valor muito alto você tem a opção de comprar uma pequena fração dela.

As exchanges ou corretoras de cripto ativos, remetem a casas de câmbio, em que é possível trocar sua fração criptomoeda por outra, como dólar ou real. E o processo contrário também acontece, você pode trocar a sua moeda, real, por criptomoeda.

A função principal das exchanges é apenas servir como intermediário, de alguém que deseja comprar uma criptomoeda para outro que deseja vender. É necessário cadastro nessas “casas de câmbio” alguns mais simples com CPF e data de nascimento e outros bem mais completos.

Já nos fundos de investimentos é necessário escolher uma corretora especializada que tenha um fundo de investimento voltado a criptomoedas. Elas possuem investimento mínimo e quem comprará e acompanhará as aplicações será um gestor e não você diretamente.

Vantagens da moeda bitcoin

A maior vantagem do bitcoin segundo o site Bitcoin.org é justamente a desvinculação de informações pessoais. Então, isso impediria o furto de identidade, além disso as operações são gerenciadas pelos próprios usuários.

Como a rede blockchain, a rede onde ficam armazenadas as informações das criptomoedas, é pública, o bitcoin, é promovido como um negócio transparente, que todos têm acesso, não podendo ser controlada por nenhuma organização.

Este foi o nosso artigo explicando um pouco sobre as criptomoedas. Quem quiser saber mais, acompanhe nossa categoria Tipy. Abraço a todos.